sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bharat Natyam

O BHARATHANATYAM é a mais popular forma de dança clássica da Índia e considerada a mais antiga de todas as formas sendo extremamente tradicional na sua maneira de ensino e conhecida por sua graça, pureza, e poses esculturais.

Considerado a mãe de todos os estilos de danças clássicas indianas, o Bharathanatyam ou Bharat Natyam nasceu desenvolveu-se no Sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, às margens do rio Kaveri (ou Cauvery) e calcula-se que sua idade remonta mais de seis mil anos.

Apesar de sua antiguidade, este estilo de dança ainda se conserva fresco e fascinante em sua riqueza de movimentos tradicionais, encanto estético e variedade de expressões. A palavra Bharatha tem sua origem em várias raízes. Bharatha é o antigo nome da Índia, Bharatha também é o nome do sábio ao qual o Deus Brahma concedeu as escrituras que regem a dança, o Natya Shastra, mas também é dito que a palavra Bharatha tem sua origem em Bha de Bhava (emoção), Ra de Raga (melodia ou modo musical) e Ta de tala (ritmo).

O estilo de música que acompanha o Bharathanatyam é o estilo clássico Carnático e os instrumentos usados para acompanhar o vocal são: a flauta ou o violino, a Veena, a Tambura e como percussão para o ritmo dos pés, o Mrdungam e o nattuvangan.

Sem comentários: